CarreiraFormação & Carreira

Trabalho Remoto: dicas para encontrar a sua oportunidade

trabalho remoto

Apesar de se ter tornado mais frequente após a pandemia, a verdade é que o trabalho remoto já existia muito antes do confinamento. O aumento do interesse neste modelo de trabalho está relacionado as vantagens e regalias que traz ao estilo de vida dos trabalhadores. Em comparação com o modelo tradicional garante mais flexibilidade de horários e mais liberdade, o que resulta no aumento da qualidade de vida e do nível de satisfação no trabalho.

Sabemos que para muitos o sonho é poder trabalhar a partir de qualquer lugar e, por isso, juntamos alguma dicas para o ajudar a encontrar a sua oportunidade. Fique atento.

Dicas para encontrar emprego em modelo remoto

  • Investir no perfil do LinkedIn

A melhor forma de se posicionar no mercado de trabalho é atualizar o seu perfil do linkedin. Comece por preparar o seu perfil para potenciais interessados. Mantenha uma imagem profissional, destaque a sua experiência de trabalho e seja direto em relação ao que procura- poder trabalhar a partir de qualquer lugar. No LinkedIn  é possível criar alertas para as vagas que mais lhe interessam de forma que possa receber uma notificação de cada vez que alguém partilha um anúncio. 

Esta rede social está cheia de oportunidades para freelancers, basta aumentar a sua visibilidade e estar atento.

  • Criar um portefólio

É verdade que encontrar oportunidades de trabalho remoto é mais fácil numas áreas do que nas outras. Para um profissional da área da arte, design ou marketing é essencial ter um portefólio pronto a apresentar. Atualmente existem várias formas de manter um portefólio online. Se pretende uma forma simples e económica de manter um portefólio o Pinterest é uma boa opção.

  • Entrar em contacto com potenciais clientes

Entre em contacto com potenciais clientes e crie a sua própria oportunidade. Antes de o fazer é importante que tenha um plano para apresentar.  Quais são as vantagens de abrir uma vaga de emprego para si? Que melhorias espera trazer? É possível trabalhar de forma remota e manter a produtividade? 

  • Manter-se atento a plataformas online

Existem vários sites e plataformas onde se podem encontrar trabalho remoto. No upwork encontram-se oportunidades na área do design, revisão e programação. A plataforma é fundamentalmente para quem quer ganhar mais experiência, desenvolver um portefólio e trabalhar de forma independente.  

No working nomads encontram-se oportunidades na área de marketing, gestão e até em saúde. Para quem procura oportunidades na área da tecnologia plataformas como Angel.co, Gitcoin.co e Gamedev.jobs são o ideal.

Tenha em consideração que ser fluente em inglês facilita muito a busca de oportunidades.

  • Fazer parte de comunidades digitais

Uma forma de se manter sempre a par das mais recentes oportunidades é fazendo parte de comunidades digitais. Pode procurar grupos de freelancers no Facebook ou noutras redes sociais. Destacamos alguns como:

  • Digital Nomads Around the World
  • Nomad Jobs
  • Grow Remote
  • Road to Remote Community – Aqui, além de poder encontrar novas oportunidades pode aumentar a sua rede de contactos e ter acesso à experiência de outros profissionais.
Posts relacionados
CarreiraDicasFormação & Carreira

Competências essenciais para um excelente profissional

DicasDireitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Subsídio de Desemprego: o que é e quem tem direito?

Bem-Estar no trabalhoFormação & Carreira

Chefia tóxica: Um perigo para a saúde do trabalhador

Cultura & ViagensDicasFormação & CarreiraTecnologiaTendências

Nómada Digital, um estilo de vida