CulturaCultura & Viagens

Projeto Lata 65 celebra 10º aniversário

projeto lata 65

O projeto Lata 65, que tem como objetivo divulgar dos mais velhos as diversas expressões de arte urbana, celebra 10 anos no próximo sábado.

De acordo com os promotores do projeto, a iniciativa que dá a conhecer e a experimentar aos habitantes maiores de 65 anos as diversas expressões de arte urbana celebra, no sábado, dia 12, 10 anos, contando já com 57 edições por países como Estados Unidos, Brasil, Canadá e Reino Unido.

Desenvolvido pela CoworkLisboa, em parceria com o WOOL | Covilhã Arte Urbana, este projeto tem prosseguido pela mão da plataforma de intervenção artística lisboeta, Mistaker Maker, fundada pela arquiteta Lara Seixo Rodrigues, em 2014.

O 10º aniversário do projeto Lata 65 trará consigo uma oficina aberta a toda a comunidade maior de 65 anos, que terá lugar nas tardes de sexta-feira e sábado, entre as 14h00 e as 18h00, no NOW_Beato, em Lisboa, tendo apenas de realizar uma inscrição prévia.

“No dia 12 de novembro, celebramos os 692 idosos que tivemos o prazer de conhecer, de escutar, de partilhar conhecimento, levar até à rua e abraçar. […] Celebramos todas as suas histórias que nos inspiram diariamente. Celebramos todas as descobertas sobre a mais bela das gerações”, disse Lara Seixo Rodrigues, citada pela agência Lusa.

Com uma década de existência em mente, esta iniciativa está também a preparar um livro no qual documentará todas as ações realizadas pelo Lata 65, bem como diversos testemunhos de antigos alunos, formadores, parceiros, fundadores, investigadores e entusiastas.

O projeto Lata 65 procura aproximar as pessoas mais velhas de uma arte normalmente associada a indivíduos mais jovens, pretendendo também “provar que conceitos como envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações fazem, a cada dia mais, sentido”.

“Trata-se também de uma forma de demonstrar que a arte urbana tem o poder de fomentar, promover e valorizar a democratização do acesso à arte contemporânea, pela simplicidade e naturalidade com que atinge as mais variadas faixas etárias sendo que uma das grandes conclusões destes 10 anos de atividade é que a idade é (apenas) um número”, concluem os organizadores.

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre cultura, entretenimento e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Posts relacionados
CinemaCultura & Viagens

Uma seleção de documentários sobre a Mente e Comportamento Humanos

Cultura & ViagensTecnologia

Cube Two: a casa inteligente e tecnológica

CulturaSaúde & Bem EstarSaúde Mental

Os benefícios do hábito da leitura de livros

CulturaCultura & ViagensEventos

Dia Mundial da Poesia: eventos para participar em Lisboa.